Limitar valor mínimo para débito e crédito é normal? 2018

Limitar valor mínimo para débito e crédito é normal? 2018

Oi gente, tudo bem? Temos recebido diversas perguntas à respeito da limitação imposta por alguns comerciantes na hora de passar seu cartão de crédito ou débito. Segundo alguns seguidores de nosso blog, eles já se depararam com a dificuldade de comprar itens mais baratos e serem informados de que precisariam chegar à um determinado valor pra poder utilizar o cartão.

Pois é, sobre este tema vamos ser enfáticos: “Estipular um limite para vender através do cartão, seja ele de crédito ou débito, é ilegal!”. Isso é o que diz o Código de Defesa do Consumidor. Assim, é possível exigir seus direitos na hora de comprar qualquer produto!

 

Se vocês analisarem bem, dificilmente um estabelecimento comercial informa através de placas sobre esta limitação mínima, até porque eles mesmos sabem que não podem fazê-lo. Mas o que é bem comum é que o comerciante repasse as taxas da operadora para o cliente, mas é claro, ele é obrigado a sinalizar sua loja sobre esta cobrança, pra que ninguém seja pego de surpresa.

É importante saber também, que quando um estabelecimento opta por aceitar cartões de créditos ele está sujeito à duas formas de repasse dos fundos, que normalmente são em até 3 dias ou em até 30 dias. Ou seja, quando o comerciante opta em receber seus valores em poucos dias, obviamente, haverá um custo sobre isso em forma de taxas e por isso, na verdade, muitos escolhem exigir tanto um valor mínimo para debitar quanto um valor mínimo para parcelar pra tentar evitar lançamentos menores na conta, o que dificulta sua contabilidade.

Mas, apesar disso, não podemos esquecer que temos um poder nas mãos que muitos estabelecimentos não levam em conta, que é o poder de influenciar. Uma vez que você tem este limite imposto, você pode simplesmente reclamar, parar de comprar naquele local e informar as pessoas que esta limitação é ilegal. Assim, quando todos começarem a reclamar, poderemos obter uma postura mais correta de todos.

E só pra reforçar: “Estipular um limite para vender através do cartão, seja ele de crédito ou débito, é ilegal!”

Gostou, então não deixe de compartilhar esta postagem e comentar abaixo sobre sua opinião à repeito do valor mínimo exigido para utilizar o seu cartão. Participe!

jornalf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *